terça-feira, 21 de agosto de 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE
PROJETO DE EXTENSÃO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA

HISTÓRIA
A ideia do projeto começou a se configurar a partir de um curso de especialização em Finanças Empresariais em 2008, onde foi observado em vários momentos, junto aos alunos, o total despreparo para controlar suas despesas.
Ao longo dos anos, a vontade de criar um projeto que contribuísse com a sociedade e fizesse com que as pessoas conhecessem, um pouco mais, como administrar seu próprio dinheiro veio cada vez mais aumentando.
Assim, surgiu a necessidade de escrever um artigo na área e principalmente porque este curso de especialização culminava no final com uma monografia. Com isso, foi conhecida a Teoria dos Propectos, que trata das finanças comportamentais, ou seja, o comportamento psicológico das pessoas influi no processo de decisão financeira dos seres humanos.
Para complementar, eu tive a necessidade de incentivar e preparar minhas filhas para que elas aprendessem em casa a ter uma Educação Financeira. Então, em meados de 2011, tive a ideia de criar um cofrinho com caixa de leite longa vida no intuito de “entreter” minhas filhas nas férias. A mais velha já poupava para que sempre no dia das crianças pudesse comprar seu presente. Parecia que as coisas se encaminhavam para criar o projeto.
Comecei a pesquisar na internet e descobri um programa desenvolvido pelo governo que trata de uma Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) em que está sendo implantado nas escolas públicas do Brasil. Visitei alguns sítios, li algumas dissertações e artigos e elaborei o projeto.
Em 30 de março de 2012 submeti o projeto ao Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cabe ressaltar que, antes da submissão, tive que obter o aval da Coordenação e do Departamento do curso de Ciências Contábeis.
Como o projeto é aplicado à educação financeira infantil, visitei a Escola de Educação Básica (antiga Creche) da UFPB e eles aceitaram a ideia. Então, no ano de 2012, desenvolveremos este projeto com as crianças do 1º ano ao 5º ano.



Porque Educação financeira é importante?
Rede de Finanças para Crianças (Children’s Financial Network (CFN))
Para adultos
Mulheres lidam eficientemente com as suas famílias, criar filhos e administração rentável dos negócios, mas, quando se trata da parte financeira das suas vidas, elas não se sentem tão confiantes. A morte ou o divórcio é a razão pela qual 85% das mulheres se empenham no planejamento financeiro. As mulheres olham para o dinheiro como segurança ou maneira de obter o que querem e precisam. As mulheres querem sentir que os seus consultores financeiros são confiáveis ​​membros de sua rede de amigos que entendem suas intenções.
Metade dos americanos está vivendo de salário em salário e 40% estão vivendo por seus próprios meios. Com a alta expectativa de vida, um recorde de 74,1 anos para homens e 79,5 para as mulheres, as poupanças para a aposentadoria são insuficientes. Após uma exposição à educação financeira, demonstra-se que 33% dos funcionários aumentaram suas contribuições para os planos de poupança para aposentadoria.
Para jovens
Infelizmente, a maioria dos filhos são “financeiramente analfabetos”. Em uma pesquisa nacional de finanças pessoais entre 4.000 alunos, 68% falhou. Nos EUA, os jovens gastaram US$ 175 bilhões em 2001, o e que é igual às exportações do México. Estes jovens gastam 98% do dinheiro que eles recebem como mesada, pensões e os salários.
Aos jovens que entram nas faculdades é oferecida uma média de oito cartões de crédito durante a primeira semana de aula e mais três durante os outros anos de estudo. Dos alunos atuais, 45% estão com problemas no cartão de crédito. Eles se formam com uma média de US% 28.000 de dívida (empréstimos e cartões de crédito). E, infelizmente, alguns administradores universitários relatam que eles perdem mais estudantes para as dívidas de cartão de crédito do que para o insucesso escolar.
A educação financeira ajuda. A pesquisa mostrou tão pouco quanto 10 horas de instrução impacta positivamente os alunos despesa e da poupança hábitos.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Educação Financeira das Crianças



Diversos países do mundo começaram um projeto de Educação Financeira para as crianças, com a preocupação de torna-las pessoas mais felizes no futuro e que possam entender os “valores das coisas” logo cedo. Sob esta ótica estamos desenvolvendo o projeto de extensão :


“Educação Financeira para Toda a Vida”



Desenvolvido na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, como projeto de extensão - PROBEX