terça-feira, 21 de agosto de 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE
PROJETO DE EXTENSÃO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA TODA A VIDA

HISTÓRIA
A ideia do projeto começou a se configurar a partir de um curso de especialização em Finanças Empresariais em 2008, onde foi observado em vários momentos, junto aos alunos, o total despreparo para controlar suas despesas.
Ao longo dos anos, a vontade de criar um projeto que contribuísse com a sociedade e fizesse com que as pessoas conhecessem, um pouco mais, como administrar seu próprio dinheiro veio cada vez mais aumentando.
Assim, surgiu a necessidade de escrever um artigo na área e principalmente porque este curso de especialização culminava no final com uma monografia. Com isso, foi conhecida a Teoria dos Propectos, que trata das finanças comportamentais, ou seja, o comportamento psicológico das pessoas influi no processo de decisão financeira dos seres humanos.
Para complementar, eu tive a necessidade de incentivar e preparar minhas filhas para que elas aprendessem em casa a ter uma Educação Financeira. Então, em meados de 2011, tive a ideia de criar um cofrinho com caixa de leite longa vida no intuito de “entreter” minhas filhas nas férias. A mais velha já poupava para que sempre no dia das crianças pudesse comprar seu presente. Parecia que as coisas se encaminhavam para criar o projeto.
Comecei a pesquisar na internet e descobri um programa desenvolvido pelo governo que trata de uma Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) em que está sendo implantado nas escolas públicas do Brasil. Visitei alguns sítios, li algumas dissertações e artigos e elaborei o projeto.
Em 30 de março de 2012 submeti o projeto ao Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Cabe ressaltar que, antes da submissão, tive que obter o aval da Coordenação e do Departamento do curso de Ciências Contábeis.
Como o projeto é aplicado à educação financeira infantil, visitei a Escola de Educação Básica (antiga Creche) da UFPB e eles aceitaram a ideia. Então, no ano de 2012, desenvolveremos este projeto com as crianças do 1º ano ao 5º ano.



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